A filosofia da nossa escola
se baseia em quatro pilares:

A Escola Eco Berçário está dedicada a criar em todos os nossos alunos um entusiasmo interior genuíno pela aprendizagem que é essencial para o sucesso educacional. Possuímos ambientes calmos e cheios de oportunidades de investigação e experiências, e, nossos principais objetivos são o desenvolvimento neuropsicomotor e habilidades sócioemocionais.

Sabemos que não basta um ambiente seguro, limpo e cheio de itens de plástico à disposição dos pequenos. Para um desenvolvimento infantil positivo é preciso que haja simplicidade e adequação dos materiais selecionados conforme cada faixa etária e interesses pessoais. Na escola não possuímos nenhum brinquedo de plástico, não temos TV, nossas paredes são claras e livres de poluição visual.

Assim como nós adultos precisamos construir um ambiente positivo para alcançar objetivos pessoais e profissionais, as crianças também precisam de um ambiente positivo para alcançar um excelente desenvolvimento infantil que não seja apenas sobre alcances acadêmicos, mas também construção de habilidades referentes ao coração e as emoções. Aqui falamos sobre as emoções dos nossos alunos (tristeza, egoísmo, raiva, ciúmes, alegria), assim como temos o hábito de escovar os dentes ou lavar as mãos.

A partir deste ambiente acolhedor e seguro, permitimos que nossos alunos fiquem livres para brincar e construir conexões variadas tendo a natureza como protagonista. É neste ambiente que construímos as competências de nossos alunos, dosando ao longo do dia atividades internas e externas.

A criança da escola é viva, alegre, autônoma, espontânea e ativa em seu processo de desenvolvimento ao lado dos educadores.

"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas." (Rudolf Steiner)


Agende uma visita!

Alimentação

Tudo aquilo que ingerimos exerce um grande impacto sobre a função cerebral, podendo interferir no humor, no pensamento, no comportamento, na memória e especialmente no aprendizado.

Pensando nisso a alimentação oferecida pela Eco Berçário não possui produtos industrializados, é colorida e variada com o objetivo de fornecer os nutrientes necessários para o desempenho cognitivo e manter o cérebro ativo e saudável.

Identidade

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal”

Nos primeiros anos de vida da criança é comum constatar que o tempo de concentração e atenção é curto se comparado em relação a um adulto. Isto se deve por conta da formação do córtex pré-frontal não estar completo na primeira infância.

Como esta parte do cérebro está em formação, é mais difícil que bebês e crianças sustentem a concentração em assuntos que podem parecer que não possuem relevância. E o cérebro, por sua vez, não abre mão da relevância.

Assim, o dia a dia da equipe da Eco Berçário em sala é o de contextualizar as informações e se conectar com seus alunos de modo a tornar o aprendizado interessante, utilizando práticas educacionais não tradicionais, investindo em uma abordagem positiva e de incentivo.

A partir destas premissas, a escola constrói a identidade de seus alunos de forma positiva.

Comunicação

É possível verificar que o encantamento das famílias quanto ao trabalho desenvolvido pela Eco Berçário está especialmente relacionado ao contato estreito entre a escola e as famílias.

A comunicação ocorre por diversos canais de comunicação, no entanto, as famílias preferencialmente acompanham diariamente a vida escolar das crianças, tanto na hora da entrada como na hora da saída.

Há uma proximidade entre toda a equipe da escola, de modo que todos da escola, desde a cozinha até a portaria, se envolvem e se responsabilizam pelo processo de desenvolvimento das crianças.

Além disso a contribuição das famílias extrapola os limites individuais de nossos alunos e alcançam inclusive a parte da gestão escolar e de boas práticas, o que é bem visto e aceito pela Direção da escola.

As famílias reconhecem a importância de cada aprendizagem, de cada conteúdo, de cada atividade e contribuem reforçando em casa. Não há competição entre as famílias, por compreenderem e participarem ativamente de todo o processo de aprendizagem, elas não questionam porque uma criança já sabe isto e outra ainda não. O espírito de comunidade também toma conta da nossa escola, tanto que temos famílias que atuam em diversos seguimentos profissionais e que podem expor seus trabalhos e serviços em nosso mural, fortalecendo ainda mais os laços que nos unem.

Ética

Os bebês e crianças do século XXI são parceiros ativos de interações com o mundo, engajando-se em trocas emocionais significativas com seus cuidadores, seja em casa, seja no ambiente escolar.

Embasada nesta concepção, as atividades pedagógicas desenvolvidas pela equipe da Eco Berçário são comprometidas com princípios éticos humanos amplos e gerais. Nossa equipe compreende a importância de ser um profissional de referência no ambiente escolar, devendo assim agir segundo os valores morais defendidos pela escola, de modo a colaborar com o desenvolvimento cognitivo e de cultivo das potencialidades individuais de nossos alunos.