Aqui na Eco Berçário indicamos algumas das atividades que são desenvolvidas pela equipe, todas com base no Referencial Curricular Nacional da educação básica:

Histórias, contos de fadas, marionetes e o brincar criativo;

Expressão corporal com canto, euritmia (arte corporal);

Jogos e brincadeiras de dedos;

Baby arte: Pintura, desenho e modelagem;

Cozinha experimental: assar, cozinhar, higienização de alimentos, organização dos espaços para a prática da cozinha;

Atividades sensoriais ao ar livre, em nossa prainha;

Língua inglesa nas rodas rítmicas e nas celebrações e festas;

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como: Responsabilidade, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, colaboração, comunicação, criatividade, capacidade de gerir emoções, etc;

Conheça um pouco de algumas das principais personalidades das quais baseamos nossa prática pedagógica!

Lev Vigotsky

Psicólogo e Dramaturgo
Criou as bases da teoria do desenvolvimento humano onde considera o brincar como atividade constitutiva do pisiquismo e a brincadeira como objeto-unidade que delimita a gênese desta construção. A brincadeira gera a possibilidade de que a criança construa as regras que faz com que ela se relacione com os outros. Aqui na Eco Berçário o divertido está associado a parte importante da ocupação do tempo na escola. O brincar é compreendido como parte do ensino e objetiva trazer os alicerces da aprendizagem dos elementos mais complexos da psique, contribuindo de forma inequívoca para o desenvolvimento infantil. Todas as brincadeiras acontecem em ambiente acolhedor e seguro, permitindo assim que nossos alunos fiquem livres para brincar e construir conexões variadas tendo a natureza como protagonista.

Emmi Pikler

Médica Pediatra Húngara
Fundou o instituto Pikler Lôczy, um abrigo na cidade de Budapeste em 1946, com o objetivo de acolher crianças que tinham sido separadas de seus pais durante a Segunda Guerra Mundial e a partir de suas experiências sua abordagem ganhou notoriedade. Destacamos os seguintes princípios que norteiam a abordagem Pikler Lôczy que são adotados pela Eco Berçário: a valorização do vínculo entre nossos alunos e os profissionais da escola, o reconhecimento e o respeito à individualidade de cada aluno, a promoção da autonomia por meio da liberdade de movimentos, do brincar livre e o respeito ao tempo e espaço necessário ao desenvolvimento sadio. O principal veículo para o pleno desenvolvimento infantil é o afeto e a equipe da Eco Berçário é treinada para dominar a linguagem que nos conecta com olhares profundos e sorrisos imensos, vastos, capazes de abraçar o mundo.

Anna Marie Holm

Dinamarquesa – Autora dos livros Baby Art
Os primeiros passos com a arte e Eco Arte - Sua arte e pedagogia se resumem no ato direto e festivo perante as coisas do mundo, sem abrir mão de sua conectividade com a arte contemporânea. Sua abordagem pedagógica está inteiramente focada na ação das crianças e no espaço a ser utilizado. Qualquer espaço pode ser, em instantes, transformado em ateliê, por isso que a Eco Berçário deve ser vista como um grande ateliê. Não temos uma sala de artes. Todos os locais da escola são usados para as atividades de artes. Não é preciso muito ou uma grande estrutura para garantir a aproximação de nossos alunos na construção da imaginação infantil. Assim, sua metodologia inspira a equipe Eco Berçário a promover atividades artísticas simples e com recursos ignorados pelo senso comum do brinquedo industrializado, buscando o envolvimento natural de criação da criança.

Manoel de Barros

sábio-poeta-criança, d
Diz e prova: “o caminho primeiro da poesia é a infância, povoada de fantasias e livre de amarras e conceitos; e sua mais original mestra é a criança, que brinca de inventar a linguagem e compreende, como o poeta, o “reino da despalavra”. Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças”. A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração e orientação didática da sala de aula. Aqui na Eco Berçário as poesias fazem parte da rotina escolar, pois auxilia no trabalho com a linguagem, além de mexer com o imaginário de nossos alunos, levando-os a expressar desejos, sentimentos, descobrindo que se pode brincar com as palavras. O trabalho de Manoel de Barros é muito utilizado, pois traz para a poesia infantil a musicalidade.