Na Eco Berçário e Educação Infantil a alimentação é desenvolvida a partir dos fundamentos da alimentação ayurvédica, conta a sócia fundadora Celine Vilatoro que considera este um dos diferenciais da Escola.


Utilizamos também as ervas frescas colhidas na horta da escola, temos nossa própria massala que é acrescida no preparo dos pratos.

Bolos, pães, tortas e biscoitos são preparados na escola como forma de garantir o uso de cereais integrais e açúcar em quantidades reduzidas quando comparado à produtos e receitas similares. Quando utilizado o açúcar, este é feito em pequenas quantidades e na forma de açúcar mascavo ou demerara, por serem menos refinados. São utilizados óleos de girassol e azeite extravirgem.

Para as crianças que são atendidas pela escola não há uma identificação de cada biótipo ou “dosha”, mas buscamos trazer os conceitos básicos e que já são de grande benefício, especialmente em relação às bebidas. Na escola são oferecidos chás e água, muita água fresca e em temperatura ambiente. Nada de sucos concentrados, mesmo os de frutas naturais que possuem grande concentração de frutose. No frio, apresentamos as bebidas mais quentes para reestabelecer o “agni” de cada criança e no verão oferecemos refeições mais leves e refrescantes, para também equilibrar o “”prana”.

Tudo que é feito na cozinha da escola segue a risca as premissas de boas práticas e as recomendações da legislação sanitária.

A alimentação ayurvédica surgiu há tempos na Índia, sendo praticada pelos antigos sábios e religiosos e o significado da palavra “ayu” significa vida e “veda” conhecimento.

O paladar da criança começa a ser formado ainda durante a gestação, por meio de sabores que estão presentes no líquido amniótico (relacionados com a alimentação materna), posteriormente tem contribuição importante com os sabores presentes no leite materno e após a introdução alimentar a criança inicia uma fase de treinamento do paladar e formação dos hábitos alimentares. A alimentação ayurvédica nos primeiros anos da infância garante um desenvolvimento sadio e um crescimento feliz.

Mudamos nosso cardápio
todos os meses. E todos os dias,
refeições diferentes e elaboradas.

 

Com base nas premissas deste tipo de alimentação, o cardápio da escola é cuidadosamente escolhido com o objetivo de alcançar o bem estar geral de nossas crianças, evitar as doenças, bem como obter toda a energia dos alimentos.

São utilizados alimentos não industrializados ou ultraprocessados. Os principais alimentos oferecidos na escola são os alimentos in natura e minimamente processados (grãos e farinhas, por exemplo), as frutas, verduras e legumes que em sua maioria são orgânicos e sazonais, buscando assim alinhar nosso cardápio a inteligência da natureza.

 
A escola possui uma cozinha industrial própria e conta com a assessoria nutricional da Qualy Food, por meio da nutricionista Vivian Zollar, CRN-3: 21603.